O ano de 1915 foi palco das mais sórdidas e terríveis batalhas enfrentadas por meu povo. Com o surgimento de um novo líder, Deodato Manoel Ramos - a quem os caboclos chamavam "Adeodato" - o declínio do grande movimento do Contestado era inevitável. Deodato era rígido e inescrupuloso, não seguindo meus ensinamentos de harmonia e igualdade.
O novo líder transferiu meu povo para Santa Maria, onde ocorreram várias batalhas sangrentas. Em fevereiro, houve a primeira delas, onde os inimigos eram liderados pelo coronel Estillac. Esta batalha representou apenas mortes e ferimentos, não havendo resultado tático.
Já no fim de março, as tropas do capitão Tertuliano Potyguara avançaram sobre a comunidade, e se deu uma das maiores perdas: Maria Rosa, tão corajosa cabocla, sucumbiu durante o confronto e se juntou a mim no mundo dos finados. Logo depois, no começo de abril, um esforço conjunto das duas tropas massacrou a comunidade celestial comandada por Adeodato.
O movimento já não tinha mais chances de lograr sucesso. Os sobreviventes do massacre se descentralizaram, e Adeodato, covardemente, fugiu. Foi perseguido por 8 meses, se entregando em agosto de 1916. Além disso, alguns focos de camponeses que seguiam meus ensinamentos ainda resistiram por alguns anos, e tropas da República ocuparam as terras após
Terminava, assim, a tentativa de estabelecer a monarquia celestial onde todos seriam iguais e a terra seria direito de todos.
Fontes: O Contestado.com - http://www.alca-bloco.com.br/ocontestado/ ; Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado ; Contestado: A Guerra Desconhecida - http://contestadoaguerradesconhecida.blogspot.com/
Certamente foi um triste fim, meu caro. Eu lutei ao lado de seu povo e por pouco não me juntei a você no mundo dos finados. Gostaria que você ainda estivesse aqui, pois seus ensinamentos justos que visavam a igualdade e o trabalho honesto poderiam ter guiado todos os seus seguidores para um desfecho favorável a eles.
ResponderExcluir