sexta-feira, 15 de abril de 2011

   "Quadro Santo". Esse foi o nome escolhido para nossa comunidade, agora independente da malévola República Brasileira. Nomeei um promissor fazendeiro - analfabeto, sim, mas de confiança - Imperador do Brasil e uma guarda que defenderia o povoado. Em pouco tempo, outros camponeses fundaram povoados e se aliaram a nossa causa. Tomava forma então, a Monarquia Celeste.

Bandeira da Monarquia Celeste
   Nossa paz, porém, estava prestes a ser perturbada. Ao atender uma festa em Taquaraçu acompanhado de cerca de 300 fiéis, o governo entrou em alerta. Sentindo que haveria confronto, reuni meu povo e marchamos para Irani, cidade ainda marcada por disputas territoriais.
   O conflito se deu em outubro. As tropas do Paraná invadiram nosso assentamento e bravamente resistimos. O Contestado saía vitorioso! Tenho de dizer, porém, que nem tudo saiu tão bem. Apesar da vitória e da certeza reavivada de que a Monarquia Celeste era viável, houve muitas baixas de ambos os lados. Eu, inclusive, pereci neste que foi o primeiro de diversos conflitos pelos quais meu povo teve de passar.

Fontes: O Contestado.com - http://www.alca-bloco.com.br/ocontestado/ ; Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado ; Fonte da imagem: Estúdio Livre:  Contestado - http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=contestado

Nenhum comentário:

Postar um comentário