sexta-feira, 15 de abril de 2011

   Ainda em 1914 um novo comandante assumiu o controle sobre a operação que devia 'resolver' a questão do contestado - Carlos Frederico de Mesquita. Veterano de Canudos, tentou, sem sucesso, firmar acordos com meus fiéis. O renomado homem, porém, deu a luta por findada quando o povo deixou Caraguatá por causa de uma epidemia que se alastrava.
   Com o fracasso de Mesquita, general Fernando Setembrino foi nomeado pelo governo, em setembro de 1914, para chefiar as movimentações das tropas inimigas. Era o começo do fim: Setembrino representava, finalmente, um inimigo à altura de meu povo, mesmo que este tivesse minha bênção e a de Deus.
   Setembrino logo começou a tecer sua estratégia: restabeleceu a atividade ferroviária e ofereceu devolver a terra a quem se entregasse pacificamente. Logo, Setembrino pôs em ação mais um de seus refinados esquemas táticos: acompanhado de cerca de 7000 homens, cercou o assentamento, mas não coordenou ataques diretos: apenas eliminou as resistências enaquanto gradativamente fechava o cerco sobre a comunidade.
   O efeito imediato dessa ação foi a perda de vários e vários homens de nossa parte, mas o que realmente enfraqueceu nossa comunidade foi o impedimento de entrada e saída de homens e bens que o cerco representava. Conforme o tempo passava, mais escassos eram os mantimentos e muitos homens se renderam para não morrer de fome. A situação de nossa promissora monarquia se configurava cada vez menos esperançosa.

Fontes: O Contestado.com - http://www.alca-bloco.com.br/ocontestado/ ; Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado

4 comentários:

  1. Não era de nosso interesse que vidas chegassem ao fim, mas se há de ser necessário então há imediatamente de ser feito, pois não toleraremos nenhuma nova ordem dentro da ordem suprema de nossa PÁTRIA.

    ResponderExcluir
  2. A Patria não deveria impor aos seus cidadãos o que nos foi imposto, até porque é dever da pátria acolher seus cidadãos - o que não foi feito por esta, mas sim por mim.

    ResponderExcluir
  3. Nada disso teria ocorrido se os caboclos tivessem pactuado com nossa chegada àquela região e obedecessem o que lhes foi imposto.

    ResponderExcluir
  4. Todos sofremos muito com a chegada dos militares, além de termos perdidos inúmeros companheiros nos conflitos que se seguiram. Eu,como seguidor do senhor, seu José Maria, acredito que o senhor fez seu melhor ao nos guiar em defesa de nossa causa. Bah, o senhor foi um grande líder!

    ResponderExcluir